SPIRULINA 240 TABLETS 400 MG
O que é Spirulina?
A Spirulina é uma cianobactéria de cor verde-azulada, conhecida como um “superalimento”, já que muitos estudos mostram que ela é rica em nutrientes e compostos bioativos. É uma opção versátil de suplemento para incluir no dia a dia. A NASA, inclusive, a tem como um excelente alimento compacto para viagens espaciais, já que a Spirulina pode estar no formato de cápsulas, pó ou tablets.
“A Spirulina platensis (...) contém uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais superiores a muitos alimentos (...). Assim, a Spirulina platensis foi reconhecida como um alimento nutritivo pela Conferência Mundial de Alimentos das Nações Unidas. Devido à grande quantidade de ingredientes nutritivos, a Spirulina tem uma longa história como suplemento dietético. (...) A utilização versátil da alga pode ser explicada, por um lado, com os níveis de nutrientes e, por outro lado, com efeitos reconhecidos como substância antiviral, antibacteriana, antioxidante, antidiabética, (...) e anti-inflamatória. Por isso, essa alga é chamada de “superalimento”.”, relatou o artigo “Spirulina platensis – Food for Future: A Review”
Já eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “O Melhor Alimento para o Futuro”, os benefícios da Spirulina já foram evidenciados em diversos estudos científicos.
Para que serve?
A Spirulina trata-se de uma microalga considerada um superalimento por oferecer diversos benefícios à saúde. Além de atender à necessidades nutricionais básicas, a Spirulina é amplamente utilizada como suplemento alimentar por conter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos revelam sua eficácia na redução dos níveis de triglicerídeos, tratamento de rinite alérgica, diabetes e anemia. Além disso, a Spirulina é muito procurada para auxiliar no emagrecimento.
Spirulina - Benefícios
Encontrados em estudos científicos
A Spirulina é uma alga verde-azulada (cianobactéria) conhecida por suas propriedades nutricionais e terapêuticas, usada em diversas culturas ao redor do mundo há milhares de anos. Os benefícios da Spirulina para a saúde encontrados em estudos incluem relação com:
1. Controle de peso e níveis de triglicerídeo
Um estudo sugeriu que a Spirulina platensis, como terapia complementar, junto a uma dieta com restrição calórica, pode auxiliar no controle da perda de peso e também na redução dos níveis de triglicerídeos. Isso se dá, possivelmente, por meio de efeitos modulatórios nas vias anti-inflamatórias.
2. Atuação no perfil lipídico, imunidade e capacidade antioxidante
Os resultados de um estudo realizado com idosos saudáveis do sexo masculino e feminino demonstraram que a Spirulina tem efeitos favoráveis sobre o perfil lipídico, variáveis imunológicas e capacidade antioxidante. Além disso, foi relatado que ela é adequada como alimento funcional.
3. Capacidade nutricional
Segundo um estudo, a Spirulina fornece gorduras essenciais e teor excepcionalmente alto de vitamina B12. Além disso, é uma boa fonte de betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo.
4. Capacidade antioxidante
A Spirulina se mostra interessante, já que os efeitos antioxidantes da ficocianina, presente em sua composição, apresentam uma contribuição significativa para a atuação contra os radicais livres.
5. Rinite alérgica
O consumo de Spirulina melhorou significativamente sintomas, como secreção e congestão nasal, espirros e coceira em pacientes com rinite alérgica. Os autores relataram que a Spirulina é eficaz na rinite alérgica quando comparada ao placebo, mas mais estudos devem ser realizados para esclarecer os mecanismos.
6. Saúde hepática
Uma pesquisa realizada com homens que consumiram Spirulina por seis meses, demonstrou redução significativa dos níveis de enzimas utilizadas como marcadores da saúde hepática em pacientes com esteatose hepática não alcoólica. Demonstrando assim, um possível efeito benéfico da Spirulina na saúde do fígado.
7. Rendimento no exercício
Um estudo realizado em homens relatou um aumento significativo no rendimento do exercício após a suplementação de 3 g de Spirulina ao dia pelo período de uma semana.
8. Diabetes
Um estudo relatou que a Spirulina aumentou os níveis de adiponectina, importante para o controle do açúcar no sangue. Também auxiliou nas variáveis inflamatórias e na capacidade antioxidante de pacientes com diabetes tipo 2.
9. Anemia
A hipótese do estudo “The effects of Spirulina on anemia and immune function in senior citizens” foi de que a Spirulina poderia melhorar a anemia e a imunossenescência em idosos com histórico de anemia. 30 participantes de ambos os sexos com idade igual ou superior a 50 anos e sem histórico de doenças crônicas importante completaram todo o estudo. Durante o período de 12 semanas, houve um aumento constante nos valores médios da hemoglobina corpuscular média em indivíduos de ambos os sexos, importante para melhora da anemia.
10. Doenças do coração
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) acomete mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e é considerada um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um recente estudo, publicado em 2020 por Larissa Gomes Santos et Al., concluiu que a suplementação de Spirulina é benéfica para a saúde cardiovascular através dos seus efeitos anti-hipertensivos.
Como tomar Spirulina?
O suplemento de Spirulina é encontrado na forma de cápsulas, tablets ou pó. A Spirulina em cápsulas é considerada a mais prática e de fácil ingestão, pois a cápsula ajuda a inibir o odor característico da Spirulina, que pode ser um problema para algumas pessoas. Você também pode utilizar a sua criatividade e abrir as cápsulas ou utilizar a Spirulina em pó para enriquecer os seus alimentos e bebidas do dia a dia, como sucos, batidas, iogurtes, molhos e massas em geral.